Programa Ato de Amor
Tema 3-Aprendendo com a dor

"Toda dor é educativa, um convite para amadurecermos, uma proposta de transformação"

Resumo

O terceiro tema Aprendendo com a Dor, é um divisor, pois em um primeiro momento as pessoas sempre têm tendência em dizer que não estão aprendendo nada com a dor. Mas aos poucos elas vão perceber, através dos exercícios e diálogos que o grupo promove, que na verdade toda dor traz também um grande aprendizado. É o momento de meditarmos sobre o que podemos despertar através da dor na nossa vida. A dor é um convite para amadurecermos, é uma proposta de transformação, de despertar, de iniciar uma jornada com outra visão. Através da morte, vamos descobrir o valor da vida, porque para lidar com a dor vamos ter que entrar em contato com nossas as qualidades, resiliência, paciência, e vamos ativar em nós uma série de qualidades. Vamos perceber que a dor não é um castigo como muitas vezes se prega, ou uma punição. Deus não está nos perseguindo porque não fomos bons. Não fomos educados para entender a morte como parte da vida, mas a morte existe porque faz parte do ciclo da vida. Aqui vamos entender que a dor é uma experiência real, que temos que passar por ela, já o sofrimento é a não aceitação dessa experiência que passamos. É quando ficamos apegados a dor.

#1 Apresentação do tema

A dor é a proposta de transformação, de despertar, de iniciar uma jornada com outra visão. O sofrimento é o apego a dor que não aceitamos. A dor faz parte do processo da vida. É com o autoconhecimento que aprendemos que a dor pode ser uma incrível maneira de amadurecermos. 

#2 Exercício

Como posso aprender com a dor do luto? Escute o áudio com as reflexões da Rosana de Rosa sobre o Aprendendo com a dor e encontre uma oportunidade de aprendizado e transformação interior. 

#3 Meditação

Sinta o poder maravilhoso que a meditação guiada por Rosana de Rosa lhe possibilita. Reserve um espaço tranquilo, silencioso, feche seus olhos e entre em contato com seus sentimentos através do áudio. 

#4 Estudo

A possibilidade de aprender desperta uma nova visão sobre o luto. É possível aprender  com a dor e transformá-la. E ao transformar a dor teremos escolha de nos manter em sofrimento ou sermos gratos pela oportunidade dessa experiência real.

#5 Fechamento do tema

Após a semana intensa abordando a ferramenta Aprendendo com a dor, esperamos que conscientes de que a dor pode ser aprendizado se não ficarmos apegados na dor como sofrimento.

#6 Conversando com Rosana de Rosa

Uma maravilhosa conversa lhe espera no Conversando com Rosana de Rosa. Após as reflexões e o exercício, descanse seu coração e receba este colo amoroso. Este bate-papo especial desenvolvido pelo Programa Ato de Amor é para que aos poucos você desenvolva a capacidade de autoconhecimento e assim, valide e aprenda com a dor que o luto lhe trouxe. 

#7 Poema e orações

Um lindo poema escrito pela autora Beve proporcionará uma reflexão envolta em ternura. Além dos poemas, aqui no site você encontra orações para embalar seus dias e aliviar sua alma.

icons8-prayer-50 (2).png

O Projeto Acolher Perdas e Luto oferece grupos de acolhimento para quem vivencia o luto. Durante o período de 12 semanas os temas do Programa Ato de Amor são conversados e os membros recebem este suporte emocional. Convidamos você a participar deste estudo maravilhoso.  

Depoimentos

Conhecimento que me liberta

"A oração de hoje veio perfeita para mim, em cada palavra... Preciso muito de conhecimento, de aprendizado para passar por todo esse processo, o grande desafio que a vida me impôs... me livrar da revolta, da negação, dos porquês, abrir meu coração para uma grande transformação, é o que quero me tornar: uma pessoa melhor! Honrando todo amor que tenho por minha filha e homenageando infinitamente nossa linda história de AMOR! Tudo que tenho conseguido acompanhar até agora, com meu esforço de um ser humano ferido e cheio de defeitos (EU RECONHEÇO) , mesmo assim tem me feito um bem enorme, GRATIDÃO à vocês, aos relatos, depoimentos e experiências partilhadas com tanta amorosidade e generosidade. Também à todos os vídeos e meditações tão profundas, à todas as palavras tão bem colocadas, tão sábias, cheias de carinho [...]

© 2019 by  Projeto Acolher