Programa Ato de Amor
Tema 8 - Cuidando do Ente Querido

"Quando nosso ente querido parte, precisamos validar nosso vinculo afetivo, sentindo o quanto nos mantemos unidos pelo amor".

Resumo

Em nosso oitavo tema, vamos falar sobre: "Cuidando do seu Ente Querido". Neste tema, iremos trazer a luz desse cuidado para fora. Enquanto antes achávamos que não poderíamos viver sem nosso ente querido, agora percebemos e entendemos que precisamos orar e vibrar boas energias para ele, pois nosso ente querido deseja nosso equilíbrio, e isso pode ocorrer independente da crença que tenhamos, podemos acreditar que ele foi para o céu, para o mundo espiritual, não importa o tipo de crença, o que deve prevalecer é o nosso sentimento de amor. Dentro daquilo que cada um idealiza ser a vida espiritual, que possamos cuidar desse amor, e perceber que estamos vinculados através desse afeto, que é eterno. Quando alguém parte, os que ficam enfrentam a ausência, mas os que partem enfrentam uma nova realidade, agora Espiritual, e sentem a morte do corpo físico. Então, precisamos sempre lembrar que eles também precisam da nossa ajuda e suporte. Precisamos neste ato puro de amor e generosidade, priorizar os nossos entes queridos, e aceitarmos essa nova condição com tranquilidade, nos desprendendo das dependências, e nos capacitando a essa nova realidade. É importante trazermos sempre dentro de nós a capacidade de ampliar a compreensão sobre uma visão mais ampla, lembrando que amar o outro nos fortalece, e através desse afeto acolhemos nossos entes queridos nessa proteção amorosa.

#1 Apresentação do tema

Quando acontece o falecimento, pensamos no nosso grande vazio, na saudade que enfrentamos, na sensação de perda, de ter que lidar com o luto, como viveremos sem nosso ente querido, a falta que ele nos faz, como supriremos a sua ausência, como viveremos, a partir de agora, tudo que teremos que aprender que só ele fazia, como podemos ser feliz novamente sem ele. Imersos nesses sentimentos, não nos damos conta de que os que partem vão para uma nova realidade também, enfrentam a passagem para uma outra dimensão, agora, espiritual; sentem a morte do corpo físico, e, de acordo com a visão que cada um de nós tem sobre a vida espiritual, cada um vai pensar em como ver, como acredita, como sente o que seu ente querido vai precisar. Então, vamos todos saber da mesma coisa: todos os nossos entes queridos também sentem saudade, também sentem a ausência da família, dos amigos, da vida que eles tinham, onde quer que eles residam agora.

Neste tema vamos passar a nos perguntar: Como podemos cuidar dos que tanto amamos, se eles já não se encontram fisicamente entre nós? Que tal descobrimos juntos explorando este tema tão rico e que poderá contribuir muito para nosso entendimento e evolução.  

Ajudando o emblema Mão
#2 Exercício

Com este exercício vamos aprender juntos a cuidar de quem tanto amamos e que agora habitam outras esferas... Imagine, após uma breve meditação, seu ente perguntando a você: Qual é a sua missão depois da minha partida?

Reflita e imagine tudo que seu ente querido gostaria que você vivesse e que o deixaria muito feliz. Faça esse exercício quantas vezes achar necessário até encontrar qual é a sua linda missão.

#3 Meditação
caixinha-tema-8.png

Vamos serenar nossa alma e nossa mente com este áudio que a querida Rosana de Rosa traz para nós. Deixe que o bem estar te invada, sinta seu coração batendo suave, sinta uma paz enorme penetrando no ambiente em que estiver e se entregue a esta maravilhosa meditação. 

#4 Estudo

A possibilidade de aprender, desperta uma nova maneira de encarar o luto. Quando exploramos este tema com nosso coração, aprendemos a lidar com a saudade e entendemos que não há esvaziamento quando existe um vínculo afetivo entre dois seres, não importa em que dimensão cada um deles esteja.

#5 Fechamento do tema

A possibilidade de aprender, desperta uma nova maneira de encarar o luto. Quando exploramos este tema com nosso coração, aprendemos a lidar com a saudade e entendemos que não há esvaziamento quando existe um vínculo afetivo entre dois seres, não importa em que dimensão cada um deles esteja.

#6 Conversando com Rosana de Rosa

Vamos aproveitar mais esta oportunidade de estarmos junto com a Rosana de Rosa numa deliciosa conversa e junto com ela aprendermos a cuidar dos nossos entes queridos? Vamos nos lembrar sempre que a morte não acaba com o amor que sentimos pelos nossos amados e vamos deixar transbordar esse amor que temos dentro de nós para outros corações.

#7 Poema e orações

Para finalizarmos este delicioso tema, tão rico e repleto de aprendizados, vamos deixar para vocês um lindo poema escrito pela doce autora Beve. Além dos poemas, aqui no site você encontra orações para embalar seus dias e aliviar sua alma.

icons8-pena-com-tinta-50 (1).png
icons8-prayer-50 (2).png

O Projeto Acolher Perdas e Luto oferece grupos de acolhimento para quem vivencia o luto. Durante o período de 12 semanas os temas do Programa Ato de Amor são conversados e os membros recebem este suporte emocional. Convidamos você a participar deste estudo maravilhoso.  

Ajudando o emblema Mão
Depoimentos
Cultivando o amor 

"Eu tinha  uma visão diferente da morte, e só fui me dar conta depois que fui acolhida nesse grupo de amor. Acreditava na vida após a morte, mas achava que tinha acabado tudo entre nós. Mas não! Aprendi que eu continuava a ter contato com meu filho através das preces, orações, boas vibrações, pensamentos edificadores. Aí entendi que podia continuar cuidando do meu filho daqui, e que se eu irradiasse luz, ele receberia e eu poderia continuar cultivando nosso amor juntos".