Programa Ato de Amor
Tema 4 - Lidando com a sua Impotência

"Aceitar nossa impotência vai evitar o sofrimento de tentar controlar tudo, enquanto a vida nos mostra não ser possivel." 

Resumo

          No quarto tema, vamos falar sobre: "Lidando com a Impotência". Como lidamos e entendemos a nossa dor? Como lidamos diante da nossa impotência, quando percebemos que temos um limite até onde podemos atuar? O nosso sofrimento nasce quando criamos a ilusão de que a vida deve ser sempre prazerosa, e sofremos por não aceitarmos os movimentos da vida. Percebemos que o ser humano tem liberdade de controlar algumas decisões na vida, porém para evitar sofrer, precisa aceitar seus limites, pois existe uma força maior, que alguns chamam de Deus, outros de Divindade, de natureza ou de Universo, que rege a todos nós. Precisamos constatar a nossa impotência e aceitar essa impotência vai evitar o sofrimento de tentar controlar tudo, enquanto a vida nos mostra não ser possível e nos mostra também a vulnerabilidade diante da vida, pois o nosso campo de ação tem limites. Podemos ficar chateados com Deus, não aceitar, mas isso não vai mudar o acontecido. Diante do melhor que podemos fazer na vida, esse melhor se limita a nossa capacidade, a nossa pessoa, mas precisamos entender que existe algo maior, e que o nosso controle é limitado.

#1 Apresentação do tema

          O ser humano tem liberdade de controlar algumas decisões na vida, porém para evitar sofrer, precisa aceitar seus limites, pois existe uma força maior, que alguns chamam de Deus, outros de Divindade, de natureza ou de Universo, que rege a todos nós. Com este tema, vamos refletir sobre alguns pré-conceitos que podemos carregar ao longo da nossa vida, e que diante dos desafios, podem ser os responsáveis por nos causar muito sofrimento. Por exemplo, encaramos a dor como uma punição e não como uma condição da realidade em que estamos inseridos. E o que a Impotência diz respeito a tudo isso? Vamos descobrir juntos?

#2 Exercício

        Que tal, após ouvirmos o áudio da nossa querida Rosana de Rosa, realizarmos o exercício proposto por ela e prepararmos uma listinha com os 3 itens que achávamos estar sob nosso controle? Com esse exercício podemos perceber porque reconhecer a nossa Impotência diante de algumas situações nos liberta das cobranças de nós mesmos e vamos ser convidados a aceitar a nossa Impotência em algumas situações.   

#3 Meditação

      Vamos nos deixar envolver neste momento tão gostoso durante a meditação com a voz doce da querida Rosana de Rosa. Vamos respirar bem devagar, serenar o corpo e a mente e depois de ouvir todo o áudio, observe como se sente, o que fluiu dentro de você... Se quiser, anote para posteriores reflexões.

#4 Estudo

      Constatar a minha Impotência é entender que há algo maior, que a decisão final nem sempre segue o meu desejo, assim, a possibilidade de aprender, entender, aceitar e constatar essa minha Impotência me mostra uma nova visão sobre o luto, com novas possibilidades e oportunidades para o alcance de novas compreensões.

#5 Fechamento do tema

        Após abordarmos várias ferramentas para lidarmos com a nossa Impotência, esperamos que tenha percebido que se sentir impotente não é algo negativo, que nosso melhor às vezes nos limita a algo maior e enxergar isso de forma humilde é libertador, pois entendemos que não temos o controle de tudo.

#6 Conversando com Rosana de Rosa

      Vamos ouvir o que mais a Rosana de Rosa tem a nos dizer? Estão prontos para modificar e apresentar uma nova visão depois de todos os conhecimentos sobre esse tema? Conversando com a Rosana de Rosa vocês receberão mais um conteúdo muito esclarecedor e terão uma nova visão sobre tudo que a vida os convida.

#7 Poema e orações

       Para coroar este tema, trazemos um lindo poema escrito pela querida autora Beve com tanto carinho para todos vocês. 

icons8-prayer-50 (2).png

        O Projeto Acolher Perdas e Luto oferece grupos de acolhimento para quem vivencia o luto. Durante o período de 12 semanas os temas do Programa Ato de Amor são conversados e os membros recebem este suporte emocional. Convidamos você a participar deste estudo maravilhoso.

 # Depoimentos

          Quando eu ouvi o vídeo "Lidando com a sua Impotência" foi libertador para mim, porque eu entendi que mesmo sendo a mãe dele, eu não tinha controle sobre tudo o que se passava com ele. Entendi que as pessoas fazem suas escolhas e que eu posso até não concordar, mas não tenho o poder de mudar.

© 2019 by  Projeto Acolher