Programa Ato de Amor
Tema 7- Quem Ama Sente Saudades

"A saudade toca o coração de todos que amam, e deixa cicatrizes que jamais queremos apagar."

Resumo

O sétimo tema é Quem ama sente Saudades. É a realidade de que a saudade é o que fica. A morte faz parte da vida, mas a saudade é algo que só sentem aqueles que amam. Aqui percebemos que é muito melhor sentir saudade e essa dor, do que nunca ter amado nosso ente querido. Então começamos a trabalhar as circunstâncias para lidarmos com essa saudade. Como podemos colocar esse amor a serviço da vida? O verdadeiro legado não é a pessoa estar eternizada a nosso lado, e sim nós a eternizarmos continuando a história de amor que eles nos proporcionaram. A saudade possibilita recordarmos tantos momentos gravados na alma, sentirmos o calor dos abraços, dos olhos alegres, das brincadeiras, a saudade nos ajuda a sentir nossos entes queridos vivos. Ela retrata a presença do amor em nossas vidas.

#1 Apresentação do tema

A saudade retrata a presença do amor em sua vida, é o preço que pagamos por amar. Ela nasce com o vínculo afetivo e reside com você, te lembrando do poder do amor. É a foram  de darmos continuidade a história de amor com nosso ente querido, honrando a convivência ao continuarmos a nossa história de amor. 

#2 Exercício
Ajudando o emblema Mão

Se veja diante da sensação de saudades. Pense em você sentindo saudades… aquilo que você pensa ser a expressão da saudade, até então nesse momento para você. Entrou em contato? Então agora, sentindo saudade... toque no seu peito e aperte o seu coração, e assim o que estiver fazendo esse coração ficar apertado, vai agora começar, a ficar leve. Respire… feche os seus olhos e visualize você e seu ente querido se abraçando. Sinta o seu corpo alimentado desse abraço, e seu coração cheio de amor. Esse abraço faz com que vocês se sinta leve e revigorado. Você compreende que  a saudade, é o amor que nós sentimos pelo nosso ente querido.  E sentir saudade é conectarmos todas as vezes com esse amor profundo e puro que nós temos dentro da nossa alma. Vá soltando sua mão devagar, continue com essa respiração leve e repita isso, todas as vezes durante o dia, a noite, em qualquer momento, 30 segundos. Sempre que  sentir a saudade: pare, coloque a mão no seu peito, se conecte nesse abraço com seu ente querido. Perceba uma luz envolvendo não só a você e seu ente querido, mas também se espalhando por todo o ambiente que você se encontra nesse instante: no seu cantinho, dentro do seu carro, no seu trabalho, em qualquer lugar.. Nós vamos chamar esse momento de 30 segundos de amor. 

Pare, respire e abrace...

Caixinha Ex Quem ama sente Saudades.jpg
#3 Meditação

Sinta o poder maravilhoso que a meditação guiada por Rosana de Rosa lhe possibilita. Reserve um espaço tranquilo, silencioso, feche seus olhos e entre em contato com seus sentimentos através do áudio. 

#4 Estudo

Como conviver com a saudade, a ausência daquele que amamos, a falta, como reconstruir a vida a partir dessa ausência física do nosso ente querido? A saudade é um privilégio para quem ama, pois quem não ama, não sente saudades. A saudade está ligada diretamente ao vínculo afetivo, e a partir desse vínculo nunca mais desvinculamos e a morte não vai desvincular esse amor que sentimos. 

#5 Fechamento do tema

O tema Quem Ama Sente Saudades traz para a gente a consciência do que representa a saudade. A saudade não representa dor, representa a possibilidade, o presente que a vida me deu, de sentir amor. Porque só ama aquele que tem competência de sentir saudades, só sente saudades aquele que tem competência de amar. 

#6 Conversando com Rosana de Rosa

Uma maravilhosa conversa lhe espera no Conversando com Rosana de Rosa. Após as reflexões e o exercício, descanse seu coração e receba este colo amoroso. Este bate-papo especial desenvolvido pelo Programa Ato de Amor é para que aos poucos você desenvolva a capacidade de autoconhecimento e assim, valide a dor que o luto lhe trouxe. 

#7 Poema e orações

Um lindo poema escrito pela autora Beve proporcionará uma reflexão envolta em ternura. Além dos poemas, aqui no site você encontra orações para embalar seus dias e aliviar sua alma.

icons8-pena-com-tinta-50 (1).png
icons8-prayer-50 (2).png
Ajudando o emblema Mão

O Projeto Acolher Perdas e Luto oferece grupos de acolhimento para quem vivencia o luto. Durante o período de 12 semanas os temas do Programa Ato de Amor são conversados e os membros recebem este suporte emocional. Convidamos você a participar deste estudo maravilhoso.  

Depoimentos
Um dia de casa vez e cada dia mais leve

"Nossa, fui fazer o exercício e fiz uma descoberta maravilhosa. Acho que cheguei a relatar em um de meus exercícios que não conseguia dormir e toda vez que fechava os olhos a lembrança que vinha era dele no hospital e no caixão. E isso até pouco tempo estava acontecendo. Cheguei a comentar com minhas filhas que toda vez que eu me lembrava dele, essas eram as únicas lembranças. Confesso que comecei a fazer o exercício bem desanimada. Mas de repente, me vi lembrando do sorriso dele, das brincadeiras, dos beijos e dos abraços. Fiquei radiante. pois depois de três meses foi a primeira vez que consegui ter essas lembranças. Então mais tarde, fiz o exercício novamente. E mais lembranças vieram. Continuo fazendo o exercício e o resultado está cada vez melhor. A única coisa que ainda não consegui foi sonhar com ele. Mas estou esperando. Sei que quando eu menos esperar isso vai acontecer. Continuo minhas conversas diárias com ele sem reclamar e sem chorar. Só converso e me sinto bem com isso. Noto que apesar da saudade que só aumenta, já não choro tanto como antes e nem me desespero a ponto de me faltar o ar. Assim vou vivendo. Um dia de cada vez e cada dia mais leve que o outro." (M.A.B.)