Programa Ato de Amor
Tema 5- Dependência Emocional

“Vivemos a dor da dependência emocional, enquanto acreditamos que o outro tem mais competência de cuidar de nós do que nós mesmos”

Resumo

A Dependência Emocional nasce muitas vezes sem perceber. Percebemos isso com a fala de muitas pessoas que dizem que não vão sobreviver após a partida do ente querido, e dizem que a vida não tem mais sentido. Às vezes eles tem outros filhos, mas eles não conseguem mais encontrar sentido em nada. Vamos percebendo que existe na pessoa essa dependência emocional, e isso precisa ser trabalhado. Vamos deixando que os outros tomem as decisões sem percebermos, achando que o outro faz sempre melhor. Conforme isso acontece vamos nos acomodando, e quando o outro não está mais junto a nós, nos vemos devastado pela ausência física e por não acreditarmos que vamos dar conta de cuidar de nós mesmos. Precisamos entrar em contato com a percepção interna de que todos nós temos competência, e que o valor interno não nos é dado pelo outro, e sim por nós mesmos.

#1 Apresentação do tema

Muitas relações amorosas são como base em nossas vidas, trazem coragem, apoio, amizade, proteção, cuidados, conforto, soluções, respostas, diversas emoções que sustentam a nossa alma. Vamos nos relacionando e nem percebemos quando desenvolvemos uma dependência do outro, até o momento que de repente essa convivência ela não acontece mais por algum motivo: um falecimento, uma separação , mudança ou o outro não desejar ser mais esse suporte para você e achar que agora você precisa cuidar de você. 

#2 Exercício

Caso você sinta que a dependência emocional toca a sua alma, porque você sente que não vai dar conta de cuidar de você, de cuidar da sua vida, identifique quais as situações que você acredita que não vai dar conta, e que sente dependência emocional? Em quais áreas da sua vida sente dependência emocional do seu ente querido?

#3 Meditação

Sinta o poder maravilhoso que a meditação guiada por Rosana de Rosa lhe possibilita. Reserve um espaço tranquilo, silencioso, feche seus olhos e entre em contato com seus sentimentos através do áudio. 

#4 Estudo

Acabamos por nos tornar dependentes do pai, do marido, da esposa, da mãe, dos filhos  e às vezes transferimos essa dependência para o outro para proteção, por cuidado. Por afinidade transferimos tudo para uma relação e não sentimos necessidade de construir outros vínculos e quando o ente se despede da vida nos sentimos órfãos, solitários, com a vida sem sentido, o vazio toma conta e estagnamos. Nesse caso, a vida convida a construir relações, vínculos afetivos e considerando o aprendizado que essas diversidades de relações nos oferecem. O sofrimento originado da dependência emocional diminui, se começarmos a cuidar de todas as áreas de nossa vida.

#5 Fechamento do tema

Muitas vezes nos vemos envolvidos numa dependência emocional numa relação e nem percebemos. Vamos perceber na ausência física dessa pessoa e quando a pessoa já não pode mais nos dar aquele apoio que dava antes. E aí sentimos que não damos conta, que não vamos conseguir cuidar, que não vamos poder avançar, nem ter competência. Chega esse momento em que não conseguimos mover em encontro de nossas necessidades, mover ao encontro das qualidades que nós temos, porque terceirizamos. E aí a vida nos convida a entrar em contato com essa percepção interna de que nós temos competência. É um passo a passo que inicia quando temos essa percepção que temos essa dependência emocional e optamos por uma mudança. Todos temos competência de cuidar de nós mesmos!

#6 Conversando com Rosana de Rosa

Uma maravilhosa conversa lhe espera no Conversando com Rosana de Rosa. Após as reflexões e o exercício, descanse seu coração e receba este colo amoroso. Este bate-papo especial desenvolvido pelo Programa Ato de Amor é para que aos poucos você desenvolva a capacidade de autoconhecimento e assim, valide a dor que o luto lhe trouxe. 

#7 Poema e orações

Um lindo poema escrito pela autora Beve proporcionará uma reflexão envolta em ternura. Além dos poemas, aqui no site você encontra orações para embalar seus dias e aliviar sua alma.

icons8-prayer-50 (2).png

O Projeto Acolher Perdas e Luto oferece grupos de acolhimento para quem vivencia o luto. Durante o período de 12 semanas os temas do Programa Ato de Amor são conversados e os membros recebem este suporte emocional. Convidamos você a participar deste estudo maravilhoso.  

Depoimentos
Em busca da serenidade

"Minha dependência emocional é atribuída aquele zelo e proteção do " cuidar " ....sinto essa falta pois hj os pequenos mimos como preparar um lanche ou até mesmo levar uma comidinha no prato com tudo cortadinho já não mais existem....por Diogo ser meu caçula sempre foi o que mais eu tinha esse envolvimento de dependência.....os períodos que ele passava na casa do pai eu mandava ZAP quase que diariamente para saber se ele comeu , escovou os dentes etc....como todos falam que só o tempo vai aquietar meu coração mas do nada ainda sinto esses apertos de saudades sempre que ando pela casa e vejo as fotos espalhadas por diversos cômodos....ahhhh como eu queria ter essa luz para me guiar até a serenidade" (A.S)

© 2019 by  Projeto Acolher