Programa Ato de Amor
Tema 6 - Convite para Recomeçar

"A vida nos convida muitas vezes a recomeçar. Isso significa nos adaptar ao novo, aceitando os eventos da vida".

Resumo

Chegamos nesse tema divisor, o sexto tema, que chamamos de "Convite para Recomeçar". Esse convite vem depois que trazemos tudo de dentro para fora, e agora vamos entrar naquela consciência de realidade. Tudo o que vivemos é real, apesar de parecer que o outro vai entrar pela porta, de dormir pensando que vamos acordar e tudo aquilo vai ser um sonho, de não querermos enfrentar a realidade, e tomar comprimidos para nos mantermos dormindo. Encontramos várias formas de lidar que são fugas, e neste tema, vamos levar a esse convite: Vamos viver a realidade? Temos que formar uma nova rotina, uma adaptação a essa realidade que estamos vivendo nesse momento, sem cobrança de tempo e de modelo. Esse recomeçar pode vir com um maior entendimento de que morte e a vida são uma coisa só. Ao enfrentar a morte, valorizamos a vida, e ao viver morremos a cada dia. Aqui exploramos os recursos e ferramentas que vamos usar para desenvolver os sentimentos que vão apaziguar o nosso coração trazendo serenidade e equilíbrio. É quando reconhecemos a morte como realidade da vida. A percepção da realidade é dura, às vezes não temos vontade de seguir, mas aqui entendemos que temos que honrar esse amor, honrar a vida, e gerar novas formas de adaptação. Devemos colocar a energia que dispúnhamos ao nosso ente querido, e perceber que o amor continua dentro de nós, e que podemos ressignificar esse amor depositando em outras atividades e cuidando da gente, e encontrando um novo sentido a base do amor. É dar propósito ao amor que ficou dentro de nós, e transbordar esse amor em alguma área de nossas vidas.

#1 Apresentação do tema

O convite para recomeçar muitas vezes chega pela dor, solicitando que a gente enfrente uma nova realidade, uma nova rotina, uma nova perspectiva na vida. O recomeço exige muito, porém através dele você vai ganhar competência, desenvolver habilidades, abrir novas portas, adaptando-se devagar a outras possibilidades na vida. Tem que estar conectado a algo que nos auto acolha, e que nos permita transbordar todo o amor que sentimos pelos nossos entes queridos, sem qualquer cobrança de tempo e modelo.

#2 Exercício

Neste tema, recebemos um lindo convite da nossa querida Rosana de Rosa, que tal aceitarmos? Escolha algo novo que você nunca tenha feito, que você sempre quis fazer. Algo que você se realizaria, mas que sempre achou que não tinha tempo, ou tinha receio de ser julgada e faça então durante o desenvolvimento deste tema. Pode ser uma nova atividade, uma nova atitude, um novo comportamento, ou ainda a realização de um sonho que sempre teve... Quais foram suas escolhas? Como? O que eu poderia fazer para recomeçar? Essas ideias aparecem em formas de imagem, de sensações, de frases, de palavras, que você vai sentindo na sua alma. Você aceita o convite para recomeçar?

         

#3 Meditação

Para te auxiliar e orientar neste tema, trouxemos uma meditação que vai contribuir de forma muito rica para este seu recomeço, para que você tenha sabedoria em cada novo passo que der. Ouça, reflita, siga as orientações e se deixe envolver na energia das doces palavras da querida Rosana de Rosa.

#4 Estudo

Sempre há uma possibilidade de fazermos algo novo e a oportunidade de recomeçarmos desperta em nós uma nova visão sobre o luto, sobre como podemos continuar nossa jornada após esse luto. Então, refletir sobre essas possibilidades e enfrentá-las nos fortalece, pode ser um plano para um futuro próximo ou algo para mais adiante, o importante é definirmos essas metas dentro de nós e não deixar que elas adormeçam novamente. 

#5 Fechamento do tema

Recomeçar pode ser mesmo muito desafiador, mas é uma resposta que encontramos lá no nosso interior, no nosso íntimo e que precisa ser trabalhada pois nos liberta e nos torna cada dia melhores. Neste fechamento, você já consegue nos dizer qual a escolha do novo que você fez? Como está sendo essa experiência para você? Independente da sua escolha, tenha a certeza de que estamos sempre envolvidos pelo amor de Deus e seremos sempre amparados para que este recomeço seja possível e repleto de luz.

#6 Conversando com Rosana de Rosa

Esta conversa com Rosana de Rosa nos convida a olharmos para o recomeço de uma nova forma, nos mostrando que somos capazes de assumir esse recomeçar sem resistência, aceitando essa nova realidade e fazendo tudo isso por amor a nós mesmos e aos nossos entes queridos. Aceitem este convite da vida e se permitam vivenciar tudo que a vida tem para te proporcionar após esta gostosa conversa.

#7 Poema e orações

Um lindo poema escrito pela autora Beve proporcionará uma reflexão envolta em ternura. Além dos poemas, aqui no site você encontra orações para embalar seus dias e aliviar sua alma.

icons8-prayer-50 (2).png
Depoimentos

O Projeto Acolher Perdas e Luto oferece grupos de acolhimento para quem vivencia o luto. Durante o período de 12 semanas os temas do Programa Ato de Amor são conversados e os membros recebem este suporte emocional. Convidamos você a participar deste estudo maravilhoso.  

Recomeçar como voluntária

"Já cuidei de inúmeras pessoas na minha profissão... Abandonei tudo devido ao luto e fui acolhida por este grupo. Hoje estou me reinventando como artesã. Nunca fui voluntária e estou aqui para mais este aprendizado. Conto com a ajuda e compreensão de quem já trabalha e com a amizade de todos vocês! Gratidão ao grupo!"

© 2019 by  Projeto Acolher