top of page

O Papel da Espiritualidade em nossa Vida




Muitas pessoas têm mencionado sentir um vazio, uma solidão, uma falta de sentido, uma ausência de respostas, uma desconexão com a vida; isso é falta de ESPIRITUALIDADE. Muitos confundem, pensando que é falta de religião, mas não é, pois a religião é uma ferramenta para nos levar à espiritualidade. Se você apenas investir em se tornar religioso, cumprindo rituais, decorando ensinamentos sem práticas, não significa que você trouxe espiritualidade para sua vida.

Vamos definir aqui então, o que é espiritualidade:

Podemos dizer que espiritualidade é se conhecer; é uma construção interior e uma busca de significado e propósito na vida. Trata-se de criar uma conexão maior com o eu espiritual e identificar a sua missão aqui na terra. Para isso é necessário desenvolver suas habilidades e colocá-las a serviço do espírito, criando sua própria opinião e usando sua autonomia para o seu auto progresso e do planeta. A partir daí, você encontrará o seu próprio lugar e aprenderá a respeitar o lugar do outro, desenvolvendo o amor a si mesmo e ao próximo. Este caminho ao interior, transcende a matéria e busca conhecer aspectos mais profundos da sua essência para seguir a jornada evolutiva mais consciente.

Quais as consequências da ausência de espiritualidade?

A principal é a falta de percepção de si mesmo, o que pode trazer a ansiedade, por esta desconexão; a depressão pela escassez de vitalidade ou o estresse por não sabermos como lidar com as nossas emoções. Quanto mais distantes estamos de nós mesmos, ficamos mais sujeitos a idolatrar outros e sermos manipulados. Iludidos por milhares de "likes" na rede social, vamos seguindo conselhos de pessoas, que às vezes se encontram mais perdidos do que nós. Vamos perdendo assim nossa autonomia, abrindo mão da nossa singularidade e delegando a outros a responsabilidade do curso da nossa vida. Este comportamento traz adoecimento mental, físico e espiritual, levando a sociedade ao sofrimento que vivemos.

Como desenvolver espiritualidade?

Aproveitando dos desafios que vivemos, que trazem dores intensas, às quais somos expostos, através das doenças, da partida de entes queridos, das separações afetivas, dos acidentes, que nos convidam a olhar para dentro e despertar para o amadurecimento na vida. O convite é sempre para transcender nossos limites, medos, inseguranças, inércia, paralisias, ignorância, e desenvolver novas habilidades e colocá-las em prática, o que ajudarão na nossa evolução espiritual. Os caminhos são vários, esteja aberto a eles, através da religião, da meditação, da conexão com a natureza e com suas experiências, visando sempre sua autenticidade na vida.

Rosana De Rosa, cofundadora do Projeto Acolher Perdas e Luto, uma organização sem fins lucrativos, que visa acolher as pessoas online, que estão vivenciando a partida do seu ente querido. Para ser acolhido ou voluntário, inscreva-se no site www.projetoacolherperdaseluto.com.br e visite nossas redes sociais @projetoacolherperdaseluto

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page