top of page

Possibilidade para um novo olhar.

Atualizado: 20 de jul. de 2020




Sabemos que não há remédio que cure a saudade. A maioria das pessoas tem um medo muito grande de sentir saudade. Pensar que não vamos mais ter contato físico com a pessoa amada, conversar e sentir o toque carinhoso como por exemplo de um abraço, nos traz muita dor, e muitas vezes, o pensamento que não vamos conseguir seguir em frente, sem a presença física daqueles que tanto amamos.


Realmente, seguir em frente requer muita força. A adaptação a nova realidade, sem o ente querido, para a grande maioria das pessoas é um desafio muito grande. Cada pessoa tem o seu tempo, e uma maneira diferente de passar pelo luto, e isso envolve o tempo até a aceitação, o entendimento que precisamos para continuar trilhando o nosso caminho e cumprir a nossa missão. Neste processo de adaptação, podemos sempre lembrar que, quem sente saudade são os que amam. E assim, vamos criando uma possibilidade para um novo olhar.


Podemos então ressignificar a saudade, e não mais ter a idéia de uma grande dor. Ressignificar a saudade significa entender a oportunidade que o amor nos traz, e em um grande ato de amorosidade para com nossos entes queridos, enxergar a gratidão pela convivência. A gratidão do vínculo afetivo, de termos conhecido e vivido momentos valiosos com o nosso ente tão amado, que jamais serão esquecidos. A saudade é o preço que se paga por viver momentos inesquecíveis com aqueles que tanto amamos. Seria melhor não ter amado, para não sentir saudade?


Vamos iniciar então, entendendo o processo da vida, o ciclo onde nascemos, passamos um período na vida e falecemos, acontecendo o desligamento do corpo fisico. Assim, quando aceitamos e validamos a morte, podemos também validar tudo de bom que vivemos, todas as pessoas com as quais criamos um vínculo afetivo, transbordando amor que vem de dentro do coração, dentro da nossa alma. Vamos usar a gratidão para manter o equilíbrio, e para dar continuidade a tantos aprendizados que tivemos com os nossos entes queridos, honrando e continuando a nossa história.


Todas essas fases do luto são trabalhadas no Programa Ato de Amor, que é um programa de 12 semanas aplicado nos Grupos de Acolhimento no Telegram, e conta com a interação de voluntários que apoiam o Projeto. No grupo, discutimos os temas, escutamos o que se passa no seu coração com muito respeito e carinho.

Para fazer parte basta acessar nosso site: www.projetoacolherperdaseluto.com.br. Na primeira página, clique em "Quero ser Acolhido", preencha o formulário, e você será inserido no próximo grupo. Se você ainda não tem o aplicativo Telegram no seu celular, basta baixar e instalar gratuitamente. Te encontramos lá!



74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page